Sobre Nós

Imagem de um aluno com um caderno

História

Tudo começou com um sonho de criança: criar uma escola que proporcionasse ensino de qualidade e com eficiência, além da investigação: Por quê algumas crianças não aprendiam como outras? Claudia Pazzini e José Antonio de Souza, ambos com experiência em educação e alfabetização, tinham o intuito de constituir uma instituição de ensino de qualidade, com a preocupação de alfabetizar alunos e auxiliá-los com reforço escolar para os alunos que apresentassem dificuldades de aprendizagem, com intuito de formar cidadãos críticos, participativos e pró-ativos. Ao trabalharem juntos e terem experiencia em escola publica e particular, resolveram montar a sociedade e fundaram a então ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL MORANGUINHO em dezembro de 1991, a pioneira em educação infantil particular no município de Cajamar, situada na antiga Rua Flora Rica, 12 em Polvilho (mesma localidade de hoje), iniciou-se as atividades escolares em 06 de fevereiro de 1992, com as seguintes turmas: Jardim e Pré escola. Em dezembro deste mesmo ano realizou-se a 1ª formatura de educação Infantil, com uma turma maravilhosa. Foi uma linda festa com ótimos resultados. A professora Maria Zilda de Souza alfabetizou: ensinando a ler e escrever os 25 alunos com 6 anos completos., juntamente com a Professora Claudia que ensinava as mesmas atividades na língua inglesa. No local também se iniciou turmas de reforço escolar para alunos de outras instituições e aulas de inglês. Aos poucos a escola foi crescendo e sendo ampliada, sempre priorizando o ensino de qualidade, preparando e capacitando uma equipe de professores bem qualificada. Iniciamos a utilização de material didático pedagógico da gráfica e Editora Positivo como escola conveniada, montamos nossa sala de informática e sempre procuramos trabalhar com recursos tecnológicos.

Proposta Pedagógica

Em 1999, foi implantado o Ensino fundamental I e a instituição passou a ser o Colégio Souza Pazzini (1ª à 4ª série, atualmente as séries iniciais do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano) com o projeto de incentivo a leitura, a Implantação foi autorizada em 04/02/1999 e a publicação em diário oficial ocorreu em 06/02/1999. Com o passar do tempo fomos ampliando e em 2004 implantou-se a 1ª turma de 5ª e 6ª séries (atual 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II e gradativamente as séries seguintes foram sendo implantadas e o espaço escolar também foi ampliado.. Neste mesmo ano foi realizada a parceria com a Policia Militar com o Projeto PROERD de prevenção de drogas e violência, que infelizmente foi suspenso pela própria Polícia por falta de formador.Em dezembro de 2006 tivemos nossa 1º formatura com a colação de grau do Ensino fundamental – 8ª série. Em 2007, com a nova legislação, houve a atualização e adequação de série para ano, o Ensino Fundamental então passou a ser de 9 anos Em 2008 ampliamos nosso espaço e implantamos o período integral com atividades diferenciadas no contra turno da grade de aula de cada turma. Em 2011 acrescentamos o ensino de filosofia na grade escolar, Em 2015, ampliamos a aréa verde externa do colégio com mais de 2.000 m² onde plantamos árvores frutíferas e ampliamos o projeto horta com as turmas do integral. Em 2016, acrescentamos na grade a disciplina de Educação financeira e empreendedorismo e projetos de vida Em 2020, com a chegada da Covid 19, utilizamos vários recursos tecnológicos, como sala de aulas em que o aluno acessava um link, e obtivemos excelentes resultados com aulas 100% on line e ao vivo. Nos aprimoramos também com o apoio Sistema Positivo de Ensino e da plataforma com aulas gravadas com professores das Escolas Positivo e que utilizamos até hoje como revisão de estudos e recursos audiovisuais, iniciamos o uso da agenda digital para comunicação entre as famílias. Com o retorno das aulas presenciais, continuamos com novos recursos tecnológicos. Em 2023, iniciamos a utilização da Plataforma de livros árvore, onde o aluno tem acesso a uma biblioteca virtual e passamos a ter novas experiências de aprendizagem com diversos tipos de textos, além de atividades dirigidas pelos professor da turma. Sempre trabalhamos priorizando a individualidade de cada aluno e suas necessidades. Para o próximo ano teremos o projeto Sentir pela plataforma árvore, expandindo o projeto já iniciado após a pandemia no 1º ano do Ensino Fundamental.

Imagem de um aluno com um caderno

MISSÃO

Proporcionar Ensino de excelência e promover o desenvolvimento integral do aluno em seus aspectos físicos, psicológicos (emocionais), intelectual e social.

VISÃO

Ser uma instituição educacional de referência em qualidade de ensino, inovadora em suas propostas e práticas pedagógicas, utilizando da tecnologia e tendo como foco a formação integral do aluno ético, crítico, criativo, solidário, apto para convivência harmoniosa em sociedade, adotando o princípio da civilidade, tolerância e priorização do diálogo e entendimento na solução de conflitos.

VALORES

Autonomia pessoal e coletiva
Competência técnica
Desenvolvimento de capacidade de resolução de situação problema
Senso de cooperação e colaboração
Criatividade
Solidariedade e cordialidade
Amizade e respeito as diferenças
Expectativa e planejamento para o futuro
Tomada de decisões
Fé e justiça
Valorização e participação da família
Integração social
Projeto de vida